PIB bate projeções com facilidade

O PIB brasileiro cresceu 1,9% no 1T23 em relação ao 4T22, e 4% em relação ao primeiro trimestre de 2022, superando com facilidade as projeções do mercado de 1,6% t/t e 2,7% a/a.

O crescimento econômico foi puxado pela Agropecuária, que tem peso de 8% na economia e cresceu 21,6%, maior alta desde o quarto trimestre de 1996.

A Agropecuária foi muito influenciada pela previsão de safra recorde de soja, que representa cerca de 70% da lavoura do 1T, com crescimento de mais de 24% de produção. A base de comparação ruim do ano passado, impactada por problemas climáticos, também ajudou.

No mais, os serviços, que possuem maior peso no indicador, cresceram 0,6%, beneficiados principalmente pelos Transportes e Atividades Financeiras (1,2% ambos).

Os Transportes foram puxados tanto pelo transporte de carga quanto passageiros e as Atividades Financeiras foram influenciadas pela parte de seguros.

A atividade de maior queda entre os serviços foi a Informação e Comunicação (-1,4%), prejudicada, em parte, pela base de comparação alta, visto que foi o setor que mais cresceu desde o início da pandemia, acumulando 22,3% de expansão desde o 4T19.

A indústria apresentou contração marginal de 0,1%, com as quedas de bens de capital e bens intermediários sendo os principais fatores de pressão, refletindo as taxas de juros altas e desaceleração do setor secundário.

Pela ótica da despesa, o consumo das famílias cresceu 0,2%, as despesas do governo avançaram 0,3% e a formação bruta de capital fixo recuou 3,4%. A balança comercial teve contribuição positiva, resultante das quedas de 0,4% das exportações e 7,1% das importações.

O crescimento forte do PIB surpreende e é muito bom para aumentar a confiança dos agentes econômicos. Contudo, o resultado também tem bastante influência da safra recorde de soja, que é concentrada no primeiro semestre do ano, de modo que podemos esperar diminuições desses efeitos para os próximos resultados.

No âmbito da bolsa, entendemos que ainda é cedo para transicionar para ativos mais cíclicos e há necessidade de seletividade entre esses ativos, como estamos reforçando nos últimos calls

Sair da versão mobile