PIB chinês bate projeções, mas desaceleração preocupa

O PIB da China apresentou crescimento de 5,3% entre anos no primeiro trimestre de 2024, superando as projeções de 5% do mercado e os 5,2% registrados no 4T23. Essa foi a expansão mais acentuada do país desde o 2T23, apoiada pelas medidas de suporte contínuo do governo e pelas despesas durante o festival de Ano Novo Lunar.

Entre trimestres o país registrou alta de 1,6% no PIB, também acelerando em relação aos 1,2% anteriores. A agência de estatística do país relatou que a indústria teve um desempenho melhor do que o esperado, algo que também ficou evidente nos dados recentes dos PMIs.

Outro dado que reflete isso é o investimento em ativos fixos, que cresceu 4,5% no período, máxima de quase um ano e que superou o consenso de 4,3%. Por outro lado, os indicadores de março de produção industrial e vendas no varejo subiram menos do que o projetado, indicando uma perda de ritmo do país após o Ano Novo Lunar e a necessidade de mais estímulos para manter o crescimento.

Os órgãos governamentais da China afirmam que a recuperação da economia vai continuar à medida que Pequim pretende fortalecer a implementação de políticas macroeconômicas e o Banco Popular da China prometeu ampliar o suporte através de políticas monetárias esse ano.

Entretanto, continuamos com um posicionamento cauteloso em relação à China tendo em mente a ineficiência das políticas monetárias ao longo de 2023 e a ausência de pacotes mais robustos de estímulo fiscal.

Além disso, a desaceleração dos indicadores de atividade após o feriado de Ano Novo Lunar indicam um comportamento ainda vacilante da economia chinesa.

[Fonte: Benndorf Research]
Sair da versão mobile