PIB europeu mantém queda e recessão se aproxima

exportacao-para-europa-q14wh67foabjqlkk4yj2unw4uoe1hy4v3el94nmocg-qcn87k9gnmttvlxgk4vsbkcsmzed8ehfga0yhk7kjk

A segunda preliminar do PIB da Zona do Euro manteve a queda de 0,1% no 3T23, aumentando a possibilidade do bloco europeu confirmar uma recessão ainda em 2023. Em relação ao 3T22, o PIB cresceu 0,1%.

Entre os países-membros que disponibilizaram dados, a Polônia (1,4%) liderou entre os positivos, seguida pela Hungria (0,9%) e pela Letônia (0,6%). Já entre as quedas, se sobressaíram a Irlanda (-1,8%), a Finlândia (-0,9%) e a Áustria (-0,6%).

Entre as principais potências do bloco, França (0,1%) e Espanha (0,3%) cresceram, a Itália ficou estagnada e a Alemanha (-0,1%) contraiu.

A segunda prévia não disponibiliza dados mais detalhados para avaliarmos, mas entendemos que o setor industrial pesou bastante no 3T, espelhando impactos da inflação ainda muito elevada e da forte contração monetária promovida pelo BCE, algo que ficou aparente no resultado da produção industrial alemã.

Diante da grande possibilidade de confirmação de contração já no 3T, entendemos que uma recessão técnica se dará no 4T23.

[Fonte: Benndorf Research]

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?