PIB fraco da Europa reflete cenário ruim

europa

O PIB da Zona do Euro cresceu apenas 0,1% no primeiro trimestre de 2023 segundo a prévia do indicador, ficando abaixo das projeções de expansão de 0,2%. Em relação ao mesmo período de 2022, o indicador cresceu 1,3%.

A primeira prévia do indicador não traz dados detalhados, mas presumimos que o bloco europeu segue pressionado pela inflação muito elevada e pelo contração da política monetária no ritmo mais rápido dos últimos 20 anos. Também podemos citar os níveis fracos de confiança e a instabilidade no Credit Suisse e no sistema bancário americano como fatores de impacto, emboram esse último seja limitado.

Sendo assim, mantemos as perspectivas de recessão para o bloco em 2023, visto que o BCE precisará subir mais os juros para conter as pressões inflacionárias e há bastante incerteza, que devem prejudicar o consumo e a produção nos próximos meses, provavelmente impactando o mercado de trabalho também, que atualmente está em patamares muito sólidos.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
TradeNews
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.