Panorama para 13 a 17 de março
O foco dos mercados na política monetária do Federal Reserve (Fed) deve se acentuar ante a divulgação da inflação ao consumidor dos Estados Unidos. A Zona do Euro também deve dar tônica ao mercado global, uma vez que acontece a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de março.
No Brasil, o novo arcabouço fiscal segue capitaneando as expectativas dos investidores, que também acompanham a antepenúltima semana da temporada de balanços do quarto trimestre.
Temporada de balanços
No Brasil, a segunda-feira (13) terá como destaque o balanço trimestral da Eletrobras [ELET3; ELET6], assim como o da Natura [NTCO3] e Direcional [DIRR3].
Já na terça-feira (14), sairão os resultados da Méliuz [CASH3], TC [TRAD3], Cury [CURY3] e da CVC [CVCB3].
Os números da Yduqs [YDUQ3], Enjoei [ENJU3] e Taesa [TAEE11] serão divulgados na quarta-feira (15).
A quinta-feira (16) terá os resultados da Ecorrodovias [ECOR3], Trisul [TRIS3], Vivara [VIVA3], Vittia [VITT3, Bemobi [BMOB3], Cemig [CMIG4], EzTec [EZTC3], Cyrela [CYRE3], Plano e Plano [PLPL3] e Fleury [FLRY3].
A semana termina com os relatórios da CPFL [CPFE3], Energisa [ENGI3] e M. Dias Branco [MDIA3] na sexta-feira (17).
Nos EUA, destaque para o balanço da FedEx [FDXB34], a ser divulgado após o fechamento na quinta-feira.
Radar de proventos
Na segunda-feira, ficam “ex-dividendos” os papéis da Unifique [FIQE3], Coelba [CEEB3], Banco Mercantil [BMEB4], Banco Mercantil de Investimentos [BMIN4] e Cosern [CSRN3]. Isto é, investidores posicionados nas referidas ações até a última sexta-feira (10) terão direito aos proventos anunciados pelas companhias em questão.
Vale [VALE3] e Banco do Brasil [BBAS3] ficam “ex” na terça-feira. No dia seguinte, ficam “ex” Iochpe-Maxion [MYPK3], Metalúrgica Gerdau [GOAU3; GOAU4], Gerdau [GGBR3; GGBR4] e Lavvi [LAVV3].
Por fim, JHSF [JHSF3] fica “ex-direitos” na sexta-feira. Investidores interessados em receber os proventos da companhia devem permanecer posicionados até o fim da sessão de quinta-feira.
Panorama do Ibovespa
Na última semana, o benchmark da B3 abriu a semana “com uma bonita movimentação de retomada altista, mostrando ânimo e defesa em zonas de sobrevenda”, descreve João Tonello, analista técnico da Benndorf Research.
O Ibovespa “marcou bonito repique perto dos 103.200 pontos”. A breve alegria se desvaneceu após Jerome Powell dizer com todas as letras – e repetidas vezes – que está atento e preparado para um posicionamento mais hawkish.
Estratégias de LONGO PRAZO Se tivermos a confirmação da perda do suporte em 102.800 poderemos ver a continuação deste canal de baixa com primeiro alvo em 96.000
Como os dados do payroll americano aumentaram de 10% para expressivos 85% as chances de reajuste aumentando as chances de reajuste de 0,5 ponto percentual (p.p.) na taxa de juros dos EUA para a reunião de março, a Benndorf precifica um Ibovespa mais pesado na semana que vai começar.
De acordo com Tonello, o índice deve tentar se defender da perda dos 100 mil pontos.
No mercado de ações a casa de análise tem calls de “venda a descoberto aberto em Smartfit [SMFT3] e de compra em Embraer [EMBR3]”.
Indicadores econômicos
Em mais um capítulo do vai-não-vai quanto à recessão nos EUA, a maior economia do mundo vai divulgar o índice de preços ao consumidor (CPI) na terça-feira.
O indicador deve vir em linha com as projeções de 0,4% de alta no comparativo mensal e desaceleração de 6,4% para 6% no anual, “refletindo a robustez do mercado de trabalho americano em fevereiro, bem como o aumento das despesas pessoais dos consumidores e a desaceleração menor que o esperado na economia”, diz Marco Ferrini, analista de macroeconomia da Benndorf.
Para o núcleo da inflação – isto é, o cálculo com descarte dos preços de alimentos e energia – deve vir estável novamente, assim como nos últimos meses, “mostrando que a inflação se espalha pela economia americana e dando mais um motivo para o Fed manter a trajetória hawkish”.
Na quinta-feira, o BCE deve anunciar reajuste de 0,5 p.p. na taxa de juros da Zona do Euro, “em linha com o que diversos membros da autoridade monetária já disseram e com as perspectivas do mercado”, frisa Marco.
O analista projeta continuidade da trajetória de combate à inflação, que persiste de forma pronunciada entre os países do euro.
Calendário Macroeconômico
Hora
País
Evento
Segunda-feira
7h
8h25
Zona do Euro
Brasil
Encontro do Eurogrupo
Boletim Focus
Terça-feira
4h
9h30
23h
23h
23h
Reino Unido
EUA
China
China
China
Taxa de desemprego (jan)
CPI (fev)
Investimento em Ativos Fixos (fev)
Produção industrial (fev)
Taxa de desemprego (fev)
Quarta-feira
7h
9h30
9h30
9h30
11h30
Zona do Euro
EUA
EUA
EUA
EUA
Produção industrial (fev)
IPP (fev)
Vendas no varejo (fev)
Índice Empire State de atividade industrial (mar)
Estoques de petróleo em Cushing
Quinta-feira
8h
9h30
9h30
9h30
9h30
9h30
9h30
9h30
10h15
10h45
Brasil
EUA
EUA
EUA
EUA
EUA
EUA
EUA
Zona do Euro
Zona do Euro
IGP-10 (mar)
Licenças de construção (fev)
Preços de bens exportados (fev)
Construção de casas novas (fev)
Preços de bens importados (fev)
Pedidos iniciais por seguro-desemprego
Índice de atividade industrial Fed Filadélfia (Mar)
Decisão da taxa de juros do BCE
Coletiva de imprensa do BCE
Sexta-feira
7h
7h
9h
10h15
11h
11h
Zona do Euro
Zona do Euro
Brasil
EUA
EUA
EUA
CPI (fev)
Salários (4T22)
Taxa de desemprego
Produção industrial (fev)
Confiança do consumidor Michigan (mar)
Índice Michigan de percepção do consumidor (mar)