Janeiro apresentou perspectivas otimistas se comparado aos acontecimentos dos três últimos meses de 2022. Diversos setores exibiram movimento de recuperação após período eleitoral conturbado do Brasil.
Os gestores da Safari Capital Marcelo Cavalheiro e Elsom Yassuda apresentaram um panorama das perspectivas para o mercado acionário brasileiro na call mensal da gestora, realizada nesta quinta-feira (02).
Performance setorial
Segundo os representantes da gestora, alguns setores apresentaram maior desenvolvimento, enquanto outros caminharam a passos curtos.
Em tese, sustentado pelo argumento da Agência Internacional de Energia (AIE), com a reabertura econômica da China, o aumento da demanda global pelo petróleo em 2023 pode atingir um novo recorde.
Os setores atrelados ao óleo, no presente momento, equivalem a 30% da carteira do fundo com maior alocação em petróleo.
Referente aos frigoríficos, o produto primário apresentou aumento da exportação. Os papéis da Minerva [BEEF3] estiveram em monitoramento devido a interferências externas, entretanto o setor apresentou melhora significativa.
As locadoras como Localiza [RENT3] desenvolveram um “poder imenso” de mercado. De acordo com os especialistas da Safari, as operações da empresa após a pandemia foram normalizadas, aumentando a atratividade das ações.
Marcelo Cavalheiro reiterou que “existe um céu azul de oportunidade para crescer e rentabilizar as operações, ainda que os juros estejam altos”.
O setor de energia também desponta positivamente. Eletrobras [ELET3] revelou a geração distribuída crescendo de forma veloz.
Entretanto, os elementos climáticos, como excesso de chuvas nos reservatórios, podem exprimir alguma dificuldade com o preço de energia no curto prazo. Por essa razão, posições futuras exigem movimento de cautela.
Além disso, setores como o de vestuário apresentaram quedas. As ações demonstram valor de mercado baixo, o que favorece principalmente aos traders, na visão de Cavalheiro.
O minério de ferro também contribui de forma positiva, prossegue o gestor. A valorização corriqueira da commodity auxiliou no desempenho de companhias como Gerdau [GGBR4]. Os papéis da empresa são tidos como uma das ações preferíveis no presente momento.
Cenários internos e externos
No Brasil, existem dúvidas relacionadas principalmente à política econômica. O estrategista Elsom Yassuda afirmou que o juro real longo está em um dos piores níveis no momento.
Ele disse que o cenário é de uma possível crise ainda no início deste ano. Entretanto, a agenda de longo prazo tem expectativa otimista, mesmo não sendo um tema fácil.
As projeções para o governo atual também impactam diretamente nos ativos locais. Os especialistas da Safari informaram que não é possível compreender a priori quais são as pretensões do governo, dado os flertes do mandatário com o populismo.
Os conflitos de Luiz Inácio Lula da Silva com o Banco Central (BC) são um dos principais drivers do mercado, afinal, o presidente tem restrições políticas em relação ao presidente da Câmara dos Deputados.
A dúvida que norteia a dinâmica presidencial gira em torno do equilíbrio fiscal ou abraço ao populismo. Caso Lula saiba lidar bem com BC, é possível passar pelas altas da inflação de maneira positiva, comentaram os gestores.
Já no exterior, a economia americana, de forma heterogênea, está vindo para baixo. O mercado de trabalho está desacelerando, consolidando uma trajetória de desinflação.
De acordo com as declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, é que a economia está desacelerando. Desse modo, é possível que a inflação caia mais rápido no segundo semestre ainda este ano.
Em relação à China, a reabertura econômica do gigante asiático surge com um alinhamento claro de reaquecimento da economia. Isso reforça a convicção de que a virada do ciclo é cada vez mais importante para todo restante do globo.
O passado refletindo o futuro
Um dos especialistas apontou que, em janeiro, o Ibovespa recuperou fôlego desde o pregão de 4 de novembro de 2022, em que exibiu máxima intradiária de 118 mil pontos.
No primeiro mês de 2023, o índice fechou a primeira sessão na casa dos 106 mil pontos, e atingiu o patamar mais alto na última quarta-feira (26), com máxima nos 114 mil. Dessa forma, os ganhos apresentados equivalem a 4,13%.