DISCLAIMER: o texto a seguir trata apenas da opinião do autor e não necessariamente reflete a opinião institucional da Nomos Investimentos ou do TradeNews.
Há uma especulação generalizada de que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) aprovará um ou mais ETFs de bitcoin à vista no início do novo ano, algo sobre o qual escrevemos detalhadamente no Outlook de 2024.
A SEC tem se encontrado recentemente com os solicitantes em relação às suas aplicações, e a Hashdex se reuniu várias vezes com membros da SEC para apresentar nossas descobertas sobre mecanismos que permitem a negociação de bitcoin à vista em um mercado regulamentado.
Embora o momento exato da potencial aprovação de um ETF à vista — assim como os tipos de ETFs que serão aprovados — permaneça incerto, a SEC claramente acelerou seu trabalho na compreensão dos ETFs de bitcoin. Isso é um grande avanço para os investidores nos EUA.
Para ajudar a fornecer alguma clareza sobre as perspectivas de um ETF de bitcoin à vista e por que isso é um marco tão importante para os investidores de criptomoedas, estou compartilhando aqui um pouco de contexto sobre o processo e algumas ideias sobre o resultado potencial.
ETFs de bitcoin à vista
O termo “à vista” simplesmente significa um ETF que acompanha o preço do BTC em si, em oposição a um derivativo do ativo (ou seja, futuros de bitcoin).
Enquanto os ETFs de futuros podem proporcionar aos investidores exposição ao preço do BTC em uma estrutura regulamentada, os investidores de ETFs, em última instância, desejam acesso ao preço do próprio ativo.
ETFs de bitcoin à vista foram aprovados fora dos EUA, incluindo na Europa, Canadá e Brasil, mas a SEC continuou a rejeitar solicitações devido a preocupações que incluem possíveis manipulações de mercado.
Por que eles importam?
A aprovação de um ETF de bitcoin à vista nos EUA seria um marco significativo. Especificamente para consultores financeiros, um ETF à vista permitiria que oferecessem exposição ao bitcoin aos seus clientes por meio de um veículo conhecido e confiável, que é líquido e acessível.
Em nosso Outlook 2024, observamos que os ETFs à vista vão desbloquear um mercado de US$50 trilhões, que abrange consultores financeiros, investidores e bancos privados. Esta será uma oportunidade massiva que se desdobrará ao longo dos anos.
Os ETFs são conhecidos por sua eficiência e popularidade como veículos para acessar diversos mercados e temas de investimento. Eles são estruturados de forma a oferecer eficiências de preço superiores em comparação com outros produtos de investimento.
Importante ressaltar que um ETF de bitcoin à vista simbolizaria um endosso regulatório, indicando a maturidade do mercado e a prontidão para que investidores institucionais entrem com confiança.
Ao longo dos anos, houve progressos significativos em áreas como custódia de bitcoin, liquidez e volume de negociação. Notavelmente, a negociação bem-sucedida de futuros de bitcoin em plataformas regulamentadas, como o CME (Chicago Mercantile Exchange), contribuiu para o crescimento geral e a credibilidade do mercado de criptoativos.
Ações regulatórias necessárias
Normalmente, há dois documentos principais envolvidos na solicitação de um ETF do Ato ’33 (a estrutura para ETFs de bitcoin à vista) com a SEC. O primeiro é a Declaração de Registro, que é o Prospecto do Fundo, e o segundo é a proposta de alteração de regra em um solicitação “19b-4”.
Enquanto o emissor do ETF é responsável por preparar e arquivar a Declaração de Registro do Fundo, é responsabilidade da corretora onde será listado para preparar e arquivar o 19b-4.
A razão para essa estrutura está enraizada no arcabouço regulatório e no papel das corretoras como organizações autorreguladoras (SROs, na sigla em inglês). As corretoras são obrigadas a cumprir certas regras e regulamentos estabelecidos pela SEC ao listar valores mobiliários como ETFs.
O Formulário 19b-4 faz parte desse processo regulatório, e as corretoras o utilizam para solicitar a aprovação de suas alterações de regras, o que inclui a adição de um novo ETF.
As aplicações que estão sendo acompanhadas atualmente pela mídia e que têm um prazo máximo de 240 dias são os documentos 19b-4 que a NYSE, CBOE e NASDAQ fizeram com suas propostas de alterações de regras para listar os ETFs de bitcoin à vista.
A aprovação de um ETF de bitcoin à vista depende da aprovação da alteração de regra, que é arquivada em um formulário 19b-4.
O cronograma
Não sabemos qual será o tipo de produto daquele que será o primeiro a oferecer bitcoin à vista, incluindo se será um novo ETF ou um que já esteja negociando futuros de bitcoin.
A abordagem da SEC para selecionar qual entidade pode oferecer um ETF de bitcoin à vista é complexa e imprevisível, envolvendo um processo de tomada de decisão que considera fatores como estabilidade de mercado, proteção ao investidor e conformidade regulatória.
A SEC pode adiar a decisão sobre essas solicitações por até 240 dias a partir do momento em que uma solicitação foi publicamente registrada. Há checkpoints ao longo do caminho que exigem alguma resposta da SEC, mas eles não são obrigados a tomar uma decisão final sobre a solicitação até que o período de 240 dias tenha passado.
O prazo final para uma das solicitações é 10 de janeiro, o que, combinado com as reuniões da SEC e o trabalho acelerado para entender todas as solicitações, é a razão principal para a especulação de que algumas aplicações 19b-4 serão aprovadas por volta dessa data.
Novo ano, nova oportunidade
Independentemente do momento da decisão sobre os ETFs à vista, o ambiente atual está apresentando uma oportunidade sem precedentes para investidores de bitcoin.
No início do novo ano, é provável que a primeira criptomoeda do mundo experimente um choque de demanda (aprovação do ETF à vista) ao lado de um iminente choque de oferta (o halving de abril de 2024) e, se a história se repetir, os investidores deverão ser recompensados.
Enquanto avançamos para 2024, permanecemos muito otimistas em relação à tese de investimento para o bitcoin e em nosso Outlook 2024, detalhamos essa convicção.
À medida que continuamos a trabalhar com reguladores para ajudar mais pessoas a terem acesso ao bitcoin em seus portfólios, estamos animados em facilitar essa oportunidade para novos investidores e permanecemos gratos pela confiança dos mais de 200.000 investidores da Hashdex.