Uma bolsa de valores do Texas quer competir com Nova York

texas republicano bolsa nyse

A divisão republicanos-democratas sustenta o desafio da TXSE à Bolsa de Valores de Nova York e à Nasdaq.

A Bolsa de Valores do Texas está buscando roubar a coroa de Nova York como o centro dos mercados de capitais dos EUA. Ela tem uma força poderosa por trás: a frustração dos estados republicanos com a agenda progressista percebida em Wall Street.

Mas isso pode não ser o suficiente para conquistar negócios da Bolsa de Valores de Nova York e da Nasdaq, que desfrutam de um duopólio eficaz nas listagens corporativas e resistiram a várias tentativas de invasão. No início da semana passada, o empreendimento anunciou que levantou cerca de US$ 120 milhões para lançar uma bolsa de valores com base em Dallas que permitiria às empresas economizar custos conforme as regras de listagem da NYSE e da Nasdaq. A TXSE, como é conhecida, planeja apresentar um pedido para administrar uma bolsa de valores junto à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos EUA (SEC) ainda este ano, de acordo com o CEO James Lee.

Lee disse que sua bolsa seria apartidária. Mas investidores em potencial que ouviram a proposta da TXSE disseram que ela se baseou fortemente na crítica à regra de listagem da Nasdaq que estabelece metas mínimas de diversidade racial e de gênero de seus conselhos. A regra, aprovada pela SEC em 2021, gerou críticas de políticos republicanos e um desafio judicial de grupos conservadores.

Um porta-voz da TXSE negou que a proposta da empreitada tenha enfatizado a regra de diversidade dos conselhos. Ainda assim, um dos apoiadores mais proeminentes da TXSE — o governador do Texas, Greg Abbott — enfatizou que a nova bolsa não promoverá uma agenda social de esquerda. Ele alfinetou a regra de diversidade do conselho da Nasdaq em uma entrevista na quinta-feira na CNBC.

O governador do Texas, Greg Abbott, fez um comentário sobre a regra de diversidade de conselho da Nasdaq em entrevista. [Foto: Nathan Howard/Bloomberg News]
“Precisamos garantir que as empresas do Texas e empresas em situações semelhantes não serão excluídas dos mercados de capitais em Nova York com decisões políticas tomadas pela esquerda em lugares como Nova York”, disse Abbott.

Elon Musk, um crítico vocal do que ele chama de “vírus da mentalidade woke” e também das regulamentações de valores mobiliários dos EUA, estava entre os líderes empresariais que acolheram a TXSE. Após a notícia do lançamento do empreendimento em 4 de junho, o CEO da Tesla tuitou: “Parece promissor.” A Tesla, que mudou sua sede para o Texas da Califórnia em 2021, tem ações listadas na Nasdaq.

Outras grandes empresas com sede no Texas incluem Exxon Mobil, AT&T e American Airlines.

A TXSE diz ter arrecadado dinheiro de mais de duas dezenas de investidores, incluindo a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, a gigante da negociação eletrônica Citadel Securities, e vários indivíduos.

A Citadel Securities é majoritariamente de propriedade do bilionário gestor de hedge funds Ken Griffin, um importante doador republicano. A decisão de investimento da empresa foi impulsionada pelo desejo de aumentar a concorrência entre as bolsas, de acordo com uma pessoa familiarizada com o pensamento da Citadel Securities.

A BlackRock era anteriormente conhecida como uma apoiadora proeminente do ESG — investimentos orientados por preocupações ambientais, sociais e de governança corporativa — embora tenha se afastado recentemente do termo. O Texas colocou a BlackRock em uma lista de empresas que considera boicotadores da indústria de combustíveis fósseis, levando um fundo de educação estadual a se desfazer de bilhões de dólares dos fundos da BlackRock. Apoiar a TXSE pode ajudar a BlackRock a reparar sua imagem no estado.

“A BlackRock tem trabalhado para… eliminar a mancha em sua reputação,” disse Abbott, o governador do Texas, à CNBC quando perguntado sobre o investimento da empresa na TXSE. Um porta-voz da BlackRock disse que a empresa estava apoiando o empreendimento para ajudar a melhorar a liquidez e eficiência nos mercados de capitais dos EUA.

Veteranos da indústria de bolsas de valores duvidaram que a TXSE teria sucesso em estabelecer-se nas atividades de listagem de corporações.

Uma parte fundamental da apresentação da empresa é que ela ajudará as empresas a economizar nos custos de conformidade com regulamentos onerosos. No entanto, os regulamentos que regem as empresas públicas são amplamente estabelecidos no nível federal pela SEC, e não pela NYSE e Nasdaq. As diferenças entre as regras da NYSE e da Nasdaq são geralmente mínimas, e quaisquer novas regras de listagem devem ser revisadas pela SEC.

Além disso, a NYSE e a Nasdaq possuem equipes de listagem que atraem empresas de todo o mundo. Estar listado em uma das duas principais bolsas há muito tempo é sinal de sucesso de uma empresa — uma vantagem incorporada que a TXSE terá dificuldade em desafiar, disse Patrick Healy, CEO da Issuer Network, uma empresa consultora.

“Esses caras podem estar perseguindo um sonho irreal aqui. A Nasdaq e a NYSE não vão simplesmente permitir que alguém coma seu bacon”, disse Healy, cuja empresa aconselha empresas sobre em qual bolsa listar.

Healy expressou dúvidas de que a política levaria empresas a mudar para a TXSE. “É seguro dizer que muitas pessoas no Texas não gostam de Nova York — é a divisão política,” disse. “Então, acredito que as pessoas ouvirão a apresentação da TXSE, mas não irão converter.

“A TXSE está fazendo apostas ao permitir que as empresas façam listagens duplas, em que seriam listadas tanto na NYSE quanto na TXSE, por exemplo. Também planeja listar produtos negociados em bolsa.

Esforços anteriores para criar uma terceira bolsa para listagens corporativas nos Estados Unidos tiveram pouco impacto. O Grupo IEX, operador de bolsa inicialmente conhecido pelo livro “Flash Boys” de Michael Lewis, saiu de seu negócio de listagens em 2019 após atrair apenas uma empresa. A Long-Term Stock Exchange, uma nova bolsa apoiada por gigantes do Vale do Silício, foi lançada em 2020 com um plano para atrair listagens duplas de empresas focadas no “longo prazo” em vez de metas financeiras de curto prazo.

Os negócios de listagem têm sido há muito tempo um cemitério para bolsas que tentam quebrar a dupla NYSE-Nasdaq”, disse James Angel, professor de finanças da Universidade de Georgetown.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?