O volume de vendas no varejo americano cresceu 1% em julho após recuar 0,2% no mês anterior, alta mais expressiva desde janeiro de 2023. Na comparação anual, o índice teve avanço de 2,7%.
No período, as vendas de veículos motorizados e partes (3,6%) tiveram a maior variação. Outras atividades que se destacaram foram as vendas em lojas de eletrônicos e eletrodomésticos (1,6%), mercearias (1%) e materiais de construção e equipamentos de jardinagem (0,9%). Do lado negativo ficaram as vendas em em lojas diversas (-2,5%), bens esportivos, hobbies, instrumentos musicais e livrarias (-0,7%) e lojas de roupas e calçados (-0,1%).
A alta expressiva das vendas no varejo alivia parcialmente o sentimento de possibilidade de recessão na economia americana e deve ser interpretado como um dado bastante positivo, visto que ocorreu em conjunto com a desaceleração da inflação. Dito isso, esperamos que o mercado responda de forma positiva aos dados de varejo enquanto o setor também deverá ser beneficiado pelo início do ciclo de cortes de juros, que provavelmente ocorrerá em setembro.