Visitas a Taiwan continuam, agora com governador dos EUA

WhatsApp Image 2022-08-22 at 11.25.49

Taiwan recebeu um governador dos Estados Unidos, o primeiro a visitar o país em quase três anos. Eric Holcomb, de Indiana, se reuniu em Taipei com a presidente da ilha, após uma série de visitas de autoridades dos EUA e em meio a tensões latentes com a China. Brad Little, de Idaho, foi o último governador americano a liderar uma delegação a Taiwan, em outubro de 2019.

Eric evitou comentar sobre os atritos de Taipei com Pequim, que reivindica Taiwan como parte da China e lançou exercícios militares em resposta a visitas anteriores de legisladores dos EUA, incluindo a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi. Em vez disso, ele moldou a visita como uma oportunidade para aumentar os laços comerciais entre Taiwan e Indiana.

“É uma verdade atemporal que é importante quem são seus parceiros”, disse Holcomb à presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, durante a reunião. As pessoas de Indiana e Taiwan “compartilham tantos valores, interesses e objetivos comuns”, acrescentou.

O governo da ilha asiática tem cultivado laços econômicos mais estreitos com os EUA, em parte para reduzir sua dependência da China, seu maior parceiro comercial. A presidente Tsai, em seu discurso de boas vindas, destacou o status de Taiwan como o principal produtor mundial de microchips avançados e pediu mais colaboração entre os países democráticos.

“A segurança econômica é um pilar importante da segurança nacional e regional”, comentou. “Taiwan está disposto e é capaz de fortalecer a cooperação com parceiros democráticos e construir cadeias de suprimentos sustentáveis ​​para ‘chips de democracia’”.

A China condenou as visitas de autoridades dos EUA à ilha, dizendo que violam a soberania do país. A Casa Branca acusou os chineses de reagirem exageradamente à visita de Pelosi e usá-la como desculpa para expandir a atividade militar na região.

Durante sua visita, Eric assinou um memorando de entendimento sobre cooperação econômica com o ministério de assuntos econômicos de Taiwan. A MediaTek, de Taiwan, uma das maiores fabricantes de chips do mundo, revelou planos em junho para construir seu primeiro centro de design de semicondutores no centro-oeste em West Lafayette, Indiana.

Fonte: Reuters

O governador também deve se reunir com representantes de empresas de semicondutores taiwanesas durante sua estada de quatro dias, segundo o ministério das relações exteriores de Taiwan.

O representante de comércio dos EUA disse na semana passada que planeja iniciar negociações com Taipei sobre uma iniciativa bilateral de comércio e investimento neste outono para aprofundar os laços em áreas como tecnologia e agricultura.

Hoje, uma delegação japonesa também chegou a Taipei para uma visita de três dias, liderada por Keiji Furuya, ex-ministro e legislador do Partido Liberal Democrata. A visita de Furuya marca a retomada de suas visitas regulares a Taiwan, que foram suspensas devido à pandemia, de acordo com seu escritório.

Em uma reunião com altos funcionários taiwaneses, incluindo o ministro da defesa da ilha, Furuya comentou sobre a visita de Pelosi no início de agosto e outra visita na semana passada liderada pelo membro do comitê de relações exteriores do Senado, Ed Markey.

“Então por que isso está acontecendo?” comentou. “Simboliza que estamos nos aproximando de um momento extremamente importante para proteger firmemente a segurança do estreito de Taiwan e os valores básicos de liberdade, democracia e estado de direito.”

O grupo japonês, que deve se reunir com Tsai amanhã, inclui Minoru Kihara, que serviu como assessor do falecido Shinzo Abe, quando Abe era primeiro-ministro. Ryo Shinoda, secretário de Kihara, disse que a visita não pretendia provocar a China.

“Não queremos uma escalada, mas não achamos que precisamos parar de fazer o que fazemos todos os anos”, afirmou Shinoda.

 

 

(Com Dow Jones Newswires)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?