Agricultura do futuro: de bunker à fazenda subterrânea

01

Em um bunker construído durante a Segunda Guerra Mundial, onde o metrô de Londres pode ser ouvido passando sobre a cabeça, folhas aromáticas de coentro inclinam-se para o brilho rosa de lâmpadas de LED: uma visão de como as fazendas podem ser no futuro.

A Zero Carbon Farms cultiva ervas e saladas em Clapham, no sul de Londres, na Inglaterra, uma área densamente povoada e sem terreno disponível para a agricultura convencional. Mas 30 metros abaixo do solo há quilômetros de túneis, e a tecnologia tornou a agricultura uma realidade naquele local.

Sete anos após sua primeira colheita, a empresa logo dobrará seu espaço, respondendo à forte demanda de grandes varejistas britânicos, como Marks & Spencer, e restaurantes locais, por seus brotos de ervilha, rúcula e agrião.

Os compradores gostam do frescor do produto, que pode chegar ao prato de um restaurante em até duas horas após a colheita, bem como de sua chegada à cidade sem precisar de jornadas aéreas ou de uma longa viagem.

“O futuro é muito, muito brilhante para esta indústria, e acho que o que realmente será o ponto fundamental é a aplicação correta da tecnologia”, disse o produtor-chefe da fazenda, Tommaso Vermeir.

A agricultura vertical, nome dado à produção de culturas em uma série de níveis empilhados, muitas vezes em um ambiente controlado, é uma indústria em rápido crescimento, com bilhões de dólares sendo injetados em projetos em todo o mundo.

A fazenda subterrânea cultiva ervas e micro-vegetais usando tecnologia hidropônica e iluminação LED, alimentada por energia renovável (Fonte: Reuters/Maja Smiejkowska)

É vista como parte da solução para o desafio de segurança alimentar, imposto pela expansão populacional em um momento em que as mudanças climáticas e a geopolítica ameaçam o abastecimento.

Mas o cultivo com luz artificial consome mais energia do que a agricultura convencional, e os altos custos de produção têm sido um desafio para fazendas verticais em todo o mundo .

“O que torna esta indústria tão empolgante e desafiadora é que ninguém a decifrou”, disse a diretora de desenvolvimento de negócios da Zero Carbon Farm, Olivia O’Brien.

Estrutura de um ambiente “fora da curva”

A fazenda subterrânea fornece isolamento embutido contra o frio. A empresa tem o que chama de “fiação privada virtual” trazendo energia de fontes renováveis.

Os preços da energia dispararam este ano, mas Vermeir disse que um acordo com a unidade de negócios da fornecedora Octopus Energy deu a ela um preço melhor do que se estivesse retirando energia da rede como outros clientes.

Diretora de desenvolvimento de negócios da Zero Carbon Farm, Olivia O’Brien, inspeciona crescimento de algumas plantas (Fonte: Reuters/Maja Smiejkowska)

A agricultura do local usa de 70% a 90% menos água e 95% menos fertilizante do que a agricultura típica. O crescimento ocorre durante todo o ano e em menor tempo.

A Zero Carbon Farms reconhece que tem uma vantagem sobre as dezenas de outros projetos agrícolas verticais que estão surgindo na Grã-Bretanha por causa de suas credenciais sustentáveis ​​e seus anos de experiência, que espera se traduzir em maiores rendimentos do novo espaço agrícola.

As sementes são plantadas em cortes de carpete e, embora não haja solo nesta fazenda, os trabalhadores usam um uniforme que inclui o clássico acessório agrícola das botas Wellington.

Cortando folhas de seus caules com uma faca enorme, o supervisor da fazenda Riley Anderson, um dos 35 funcionários da empresa, disse que esse não é um trabalho típico de Londres. “Eu não queria trabalhar em um escritório. Queria fazer algo diferente, e isso certamente preenche os requisitos”, afirmou ele.

(com Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?