As principais bolsas de Nova York fecharam em alta nesta segunda-feira (03), com destaque para as companhias do setor de energia, que avançaram na esteira da disparada dos preços do petróleo no mercado internacional. A nova rodada de divulgação de índices de gerentes de compras (PMIs) também favoreceu o movimento, que também pode ser visto como uma recuperação, após sucessivas quedas na semana passada.
A queda abaixo da previsão do PMI industrial de setembro, segundo o Instituto para Gestão de Oferta (ISM), renova apostas de que o Fed pode suavizar o ritmo do aperto monetário nas próximas reuniões, tendo em vista a desaceleração da atividade no país, o que gera otimismo nos mercados acionários e retoma certo apetite pelo risco.
▪️ Dow Jones +2,66%
▪️ S&P500 +2,59%
▪️ Nasdaq +2,27%
Entre os maiores avanços, companhias energéticas registraram fortes ganhos, puxadas pela alta do petróleo. A Chevron avançou 5,61%, enquanto a ExxonMobil e a ConocoPhillips subiram 5,28% e 7,46%, respectivamente.
O setor de tecnologia também avançou, reflexo do maior apetite por risco, com Meta e Apple registrando ganhos de 2,16% e 3,08%, respectivamente. Microsoft subiu 3,37% e Intel, 4,46%.
Do lado negativo, a Tesla recuou 8,61%, após divulgar um número de entregas de veículos 7% abaixo do esperado por analistas no último trimestre. A companhia realizou ajustes em suas operações a fim de resolver problemas com envio e transporte, o que justifica a queda. Na bolsa brasileira, os BDRs da companhia (TSLA34) fecharam em queda de 12,36%.
(Com Agência Estado, The Wall Street Journal e BDM Online)