Bolsas da Ásia fecham em baixa, com piora do sentimento da indústria no Japão

Apple, Microsoft, Amazon, Tesla e as empresas matrizes Google e Facebook respondem por 25% do S&P 500 em 2022. O índice de referência do mercado de ações dos EUA é ponderado pelo valor de mercado. [Foto: Pixabay]

As bolsas da Ásia fecharam em queda generalizada nesta sexta-feira (01), em linha com a recente aversão ao risco global. Dados de sentimento da economia japonesa acrescentaram cautela à sessão.

O índice de confiança da indústria do Japão reportou queda pelo segundo trimestre consecutivo, em reflexo dos lockdowns na China e dos prolongados cortes de oferta.

De acordo com o relatório trimestral “Tankan”, do Banco do Japão (BoJ), o sentimento das empresas caiu de 14 em março para 9 em junho. O resultado foi pior que a projeção, de queda a 12.

O cálculo do índice reflete o percentual de empresas a descreverem as condições de negócios como favoráveis subtraído pelo percentual das que relataram condições desfavoráveis.

Na China, por outro lado, o PMI da indústria subiu de 48,1 em maio para 51,7 em junho, conforme o cálculo da S&P Global junto à Caixin Media. O resultado aponta expansão da atividade industrial após quatro meses de contração. A marca de 50 separa contração de expansão.

O relatório da Caixin aponta a redução das restrições impostas diante do surto de Covid-19 no país como impulso para a retomada. A taxa de crescimento foi a mais rápida vista em pouco mais de um ano e meio. Os números foram na mesma direção da leitura do indicador oficial, medido pelo Escritório Nacional de Estatísticas chinês.

Entretanto, o índice de Xangai registrou perdas, após a notícia de que o Departamento de Comércio dos EUA adicionou cinco empresas chinesas a uma “lista negra” de exportações, por supostamente ajudarem os militares da Rússia na invasão da Ucrânia.

A bolsa de Hong Kong não operou hoje, por conta de um feriado local.

🇨🇳 Shanghai -0,32% (3.387)

🇯🇵 Nikkei -1,73% (25.935)

🇰🇷 Kospi -1,17% (2.305)

 

Com informações do Dow Jones Newswires

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?