Bolsas da Ásia fecham negativas, apesar de dados econômicos positivos na China

wance-paleri-s7gyjnH7Ulk-unsplash

As bolsas da Ásia fecharam em queda generalizada nesta sexta-feira (16), em meio a projeções de aumento agressivo dos juros do Fed na reunião de política monetária da semana que vem. Os temores colocaram em segundo plano dados econômicos positivos da China.

Além de preocupações com a escalada inflacionária global, que deve desencadear novos apertos monetários nos EUA e na Zona do Euro, o mercado chinês também repercutiu negativamente uma nova diretriz do governo local. Autoridades pediram, em documento oficial do governo, uma redução nas tarifas de serviços financeiros, gesto que tende a prejudicar a receita de corretoras. Entre empresas chinesas do setor, as ações da East Money Information e da BOC International despencaram 11% e 6%, respectivamente.

Neste contexto, sinais de recuperação da economia chinesa ficaram em segundo plano. A economia da China exibiu crescimento mais rápido que o esperado na produção industrial e nas vendas no varejo apoiando, mas uma queda cada vez maior do setor imobiliário pesou sobre as perspectivas.

A produção industrial cresceu 4,2% em agosto em relação ao ano anterior, o ritmo mais rápido desde março. O resultado superou o aumento de 3,8% esperado por analistas consultados pela Reuters e a expansão de 3,8% em julho.

Já as vendas no varejo subiram 5,4% em relação ao ano anterior, o mais rápido em seis meses e também superando as projeções de crescimento de 3,5% e o ganho de 2,7% em julho.

“Isso se deve a uma base de comparação mais baixa – a variante Delta estava pesando na atividade econômica em agosto de 2021”, disse Julian Evans-Pritchard, economista especializado em China da Capital Economics.

🇨🇳 Shanghai -2,30% (3.126)

🇯🇵 Nikkei -1,11% (27.567)

🇭🇰 Hang Seng -0,89% (18.761)

🇰🇷 Kospi -0,79% (2.383)

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?