Bolsas da Ásia fecham negativas, após declaração agressiva do Fed

stock-market-gbda2d8e9a_1920

As bolsas da Ásia fecharam em queda generalizada nesta quinta-feira (22), em repercussão ao anúncio de política monetária do Federal Reserve. O BC americano subiu os juros em 0,75 p.p., conforme o esperado, e sugeriu mais aumentos para conter a inflação. Já o Banco do Japão (BoJ) manteve inalterada sua postura ultra-acomodatícia.

A decisão do Fed pressionou as ações asiáticas para mínima de dois anos, com o índice de Hong Kong no menor nível desde o fim de 2011. Já o dólar renovou máximas de duas décadas.

O Japão interveio no mercado de câmbio hoje para comprar ienes pela primeira vez desde 1998, na tentativa de sustentar a moeda local, após o Banco do Japão anunciar manutenção das taxas de juros ultrabaixas.

A confirmação da intervenção veio horas após a decisão do BoJ de manter as taxas de juros baixas para apoiar a recuperação econômica do país. A medida fez com que o dólar caísse mais de 2% no país, para cerca de 141,15 ienes, após negociar com 1% de alta frente ao anúncio de política monetária do BoJ.

“Tomamos medidas decisivas (no mercado de câmbio)”, disse o vice-ministro das Finanças para Assuntos Internacionais, Masato Kanda, em entrevista, respondendo afirmativamente quando perguntado se isso significava intervenção.

Analistas consultados pela Reuters, no entanto, duvidam que a medida detenha a queda prolongada do iene por muito tempo. A moeda desvalorizou quase 20% este ano, caindo para mínimas de 24 anos, em grande parte porque os aumentos agressivos das taxas de juros nos EUA empurram o dólar para cima.

O presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, disse a repórteres que o banco central poderia adiar a elevação das taxas ou alterar sua orientação política acomodatícia por anos.

“Não há absolutamente nenhuma mudança em nossa postura de manter uma política monetária frouxa por enquanto. Não vamos aumentar as taxas de juros por algum tempo”, disse Kuroda após a decisão.

🇨🇳 Shanghai -0,27% (3.109)

🇯🇵 Nikkei -0,58% (27.154)

🇭🇰 Hang Seng -1,61% (18.148)

🇰🇷 Kospi -0,63% (2.332)

 

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?