As bolsas da Ásia fecharam em queda generalizada nesta quinta-feira (18), acompanhando o fechamento de Wall Street. Os mercados à vista em Nova York tiveram perdas de até mais de 1%, a despeito de reações positivas à ata do Fed.
No documento, o BC americano reforçou a preocupação com a escalada inflacionária dos EUA e a perspectiva de mais aumentos de juros, mas também sinalizou possível redução no ritmo do aperto. Ainda assim, as bolsas americanas foram pressionadas por ações de varejistas, companhias aéreas e de tecnologia.
No continente asiático, o regulador bancário da China estaria examinando as carteiras de empréstimos do setor imobiliário de alguns credores locais e estrangeiros para avaliar os riscos sistêmicos, disseram fontes em anonimato à Reuters, diante do agravamento da crise da dívida do setor.
Como parte da avaliação, a Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China (CBIRC) estaria analisando a exposição da carteira de empréstimos dos bancos a desenvolvedores para descobrir se essas decisões de crédito foram tomadas de acordo com as regras. O objetivo da investigação regulatória é medir os riscos da turbulência do setor imobiliário para o sistema financeiro da segunda maior economia do mundo. Não ficou imediatamente claro quais medidas o regulador poderia tomar após a investigação.
A investigação ocorre em um contexto no qual os formuladores de políticas tentam estabilizar o setor imobiliário, que responde por um quarto da economia chinesa, após uma série de inadimplências entre as incorporadoras no pagamentos de títulos e queda nas vendas de casas. A iniciativa ressalta os desafios de Pequim nos esforços para incentivar bancos locais a concederem novos empréstimos a incorporadoras imobiliárias em apuros.
🇨🇳 Shanghai -0,46% (3.277)
🇯🇵 Nikkei -0,96% (29.942)
🇭🇰 Hang Seng -0,80% (19.764)
🇰🇷 Kospi -0,33% (2.508)
(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)