As bolsas da Ásia fecharam em alta generalizada nesta terça-feira (20), na esteira de uma recuperação na última hora de negociações das bolsas de Nova York. Na China, o banco central manteve as principais taxas de juros inalteradas.
O Banco Popular da China (BPC) confirmou expectativas ao manter suas taxas de juros de referência inalteradas na decisão mensal. A taxa de empréstimos de um ano (LPR) foi mantida em 3,65%, enquanto a LPR de cinco anos permaneceu em 4,30%.
A manutenção das LPR vieram após o BPC, na semana passada, deixar sua taxa de juros de médio prazo inalterada, a fim de drenar alguma liquidez do sistema bancário.
A autoridade monetária chinesa tem adiado uma flexibilização monetária imediata, diante de rápidas quedas na moeda local e dos apertos monetários em outros países. A divergência cada vez maior nas políticas monetárias das duas maiores economias do mundo pode alimentar temores de fuga de capital da China, assim como Pequim busca reunir recursos para impulsionar a expansão econômica local.
A decisão do BPC veio poucos dias antes da reunião de política monetária do Federal Reserve de setembro, na qual o banco central dos EUA deve entregar outro aumento da taxa de juros para conter a expansão inflacionária no país.
🇨🇳 Shanghai +0,22% (3.122)
🇯🇵 Nikkei +0,44% (27.688)
🇭🇰 Hang Seng +1,16% (18,781)
🇰🇷 Kospi +0,52% (2.368)
(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)