As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira (17), em meio à perspectiva de crescimento mais fraco na região, após as exportações do Japão desacelerarem e em função dos persistentes temores a respeito da atividade na China, que tem relaxado restrições contra a Covid-19, mas sem abrir mão de sua política de Covid-zero. Neste ambiente, ações do setor de tecnologia puxaram as perdas nos mercados locais.
Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou em queda, com investidores atentos aos dados da balança comercial japonesa e às falas do presidente do Banco do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda.
As exportações no país tiveram crescimento anual de 25,3% em outubro, abaixo dos 28,9% registrados em setembro. O movimento é negativo, pois sugere enfraquecimento da economia global, avalia a Pantheon Macreconomics.
Na seara monetária, Haruhiko Kuroda reiterou nesta quinta-feira que o BoJ precisa seguir com seu programa monetário acomodatício para sustentar uma economia frágil. “Nós estamos buscando atingir a meta de estabilidade dos preços, envolvendo aumentos salariais”, disse Kuroda, durante sessão parlamentar. “No entanto, isso pode demorar bastante”, acrescentou.
Na China, a bolsa também fechou em baixa, com foco na rígida estratégia anti-Covid no país. Em relatório publicado recentemente, o Barclays alerta que Covid-zero deve contribuir para um cenário de estagflação da economia global – quando há crescimento baixo e inflação elevada.
Em Hong Kong também houve queda, com o índice sendo puxado por ações do setor de tecnologia. A NetEase despencou 9,05% e liderou as perdas, após a Blizzard anunciar que vai suspender seus serviços de jogos eletrônicos na China.
Já na Coréia do Sul, que também encerrou no vermelho, a gigante Samsung Electronics caiu 2,1% e a fabricante de chips de memória SK Hynix recuou 4,2%.
Entre outros mercados asiáticos, apenas o australiano S&P/ASX 200 teve alta, de 0,19%, a 7.135 pontos.
🇨🇳 Shanghai -0,15% (3.115)
🇯🇵 Nikkei -0,35% (27.930)
🇭🇰 Hang Seng -1,15% (18.045)
🇰🇷 Kospi -1,39% (2.442)