As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em queda nesta segunda-feira (10), acompanhando as atualizações da guerra na Ucrânia. Além disso, investidores analisam a fala de François Villeroy de Galhau, membro do Banco Central Europeu (BCE).
Outras cidades ucranianas além de Kiev também sofreram explosões na manhã de hoje, o que sugere uma invasão russa planejada. O estrondo foi audível desde Lviv, cidade há mais de 540 quilômetros da capital ucraniana. A cidade do oeste da Ucrânia havia escapado de bombardeios mais severos desde o início da guerra em fevereiro, assim como Dnipro e Zaporizhzhia.
O prefeito de Kiev,Vitali Klitschko, afirmou que foguetes foram disparados contra o centro da cidade e alertou os habitantes próximos para evitar a área. As forças de segurança fecharam as ruas do centro, e os serviços de emergência que estavam no local, disse ele.
Além disso, François Villeroy de Galhau, membro do conselho do BCE, afirmou que a organização deve ser capaz de devolver a inflação à meta de 2% em “dois ou três anos”. Após um período prolongado de taxas de juros extremamente baixas, Mario Centeno, outro funcionário do BCE, observou que a normalização da política monetária na região do euro é “claramente necessária e desejada”.
🇩🇪 DAX -0,07%
🇫🇷 CAC -0,45%
🇬🇧 FTSE -0,45%