Bolsas da Europa fecham positivas, apesar de novo recorde de inflação

Em 2022, o euro atingiu paridade com o dólar pela primeira vez desde a criação da moeda única, em 200. [Fonte: Pixabay]

As bolsas europeias fecharam positivas nesta quinta-feira (18), à exceção de Madri. Investidores repercutiram a confirmação do novo recorde da inflação da Zona do Euro. A taxa anual do CPI do bloco avançou para 8,9% em julho. A ata do Fed, divulgada ontem, também continuou em foco.

Os papéis das petroleiras contribuíram para o desempenho positivo de hoje. Antofagasta e BP foram destaques na bolsa de Londres.

Para o analista-chefe para mercados na CMC Markets, Michael Hewson, a sessão se mostrou “desarticulada” para as praças europeias hoje. “Vimos uma modesta alta em grande parte devido à recuperação dos mercados dos Estados Unidos de suas mínimas intradiárias de ontem, o que ajudou a adicionar algum suporte aos preços”, avalia.

O discurso da dirigente do Banco Central Europeu (BCE) Isabel Schnabel também entrou em pauta. Ela avaliou que as preocupações com a inflação na Zona do Euro não foram aliviadas desde a reunião de julho, quando a taxa de juros subiu em 0,5 p.p. “Vai levar algum tempo até que a inflação volte a 2%”, disse.

Assim como Schnabel, a Capital Economics avalia que a inflação no bloco econômico deve permanecer elevada e com pressões inflacionárias amplamente dissiminadas. Já a Oxford Economics, prevê que o BCE voltará a subir as taxas básica de juros em 0,5 p.p. na reunião de setembro, apesar da piora nas perspectivas de crescimento econômico.

🇩🇪 DAX  +0,52%

🇫🇷 CAC +0,45%

🇬🇧 FTSE +0,35%

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?