Ibovespa fecha em queda, em meio a cenário de cautela global

business-g7a6862988_1920

O Ibovespa fechou negativo nesta segunda-feira (22), em meio ao cenário de cautela presente nos mercados globais. Os investidores aguardam o Simpósio de Jackson Hole, do Fed, que deve dar pistas sobre a postura da instituição em relação ao aperto monetário nas próximas reuniões. A tendência foi de venda de ativos de risco, o que prejudica o mercado financeiro de países emergentes de modo geral.

Apesar disso, o Brasil se mostra atrativo do ponto de vista do investidor estrangeiro por conta da combinação entre juros elevados e deflação. Mauriciano Cavalcanti, diretor da Ourominas, aponta que investir no país é “um pouco menos arriscado” do que em outros emergentes.

O dólar fechou em queda, após operar em alta durante boa parte do pregão. O movimento contraria a tendência internacional, visto que o dólar se fortaleceu no mercado, enquanto investidores aguardam as declarações do Fed no Simpósio de Jackson Hole. Novamente, o fluxo positivo de recursos estrangeiros na bolsa brasileira dá força ao real.

📊 Ibovespa 110.500,53 pontos (-0,89%)
💰 Volume R$ 25,8 bilhões
💵 Dólar R$ 5,1665 (-0,03%)

As ações da Americanas (AMER3) dispararam 22,49%, a maior alta da sessão, à medida que o mercado repercute a notícia de que o atual presidente da Vibra Energia (VBBR3) e ex-executivo do Santander (SANB11), Sergio Rial, assumirá a presidência da companhia a partir de janeiro de 2023. O movimento foi extremamente descolado do restante dos papéis do índice, com a segunda maior alta sendo dos papéis preferenciais da Petrobras (PETR4), de 2,14%. Especialistas avaliam que a companhia foi muito penalizada pelo exercício de opções na sexta-feira, o que motivou a alta de hoje. Outras petrolíferas mostraram desempenho negativo hoje, na esteira da queda do petróleo no mercado internacional: PetroRio (PRIO3) caiu 2,29%, enquanto a 3R Petroleum recuou 1,72%. A Positivo (POSI3) também registrou alta, novamente descolada do setor, ainda na esteira dos resultados registrados no 2T22, bem vistos pelo mercado.

Do lado negativo, o setor de commodities metálicas foi pressionado por preocupações com a demanda na Ásia: CSN (CSNA3) recuou 3,32%, enquanto Gerdau (GGBR4) caiu 2,49%. A Vale (VALE3) registrou queda de 1,46%, apesar da alta do minério de ferro em Qingdao. O setor bancário também se destacou negativamente, com exceção do Banco do Brasil (BBAS3), que subiu 1,02%. Petz (PETZ3), Méliuz (CASH3) e Embraer (EMBR3) lideraram as maiores quedas, com 7,07%, 4,84% e 4,66%, respectivamente.

⬆️ Maiores Altas do Ibovespa

🟢 AMER3 +22,49%
🟢 PETR4 +2,14%
🟢 POSI3 +2,12%

⬇️ Maiores Baixas do Ibovespa

🔴 PETZ3 -7,07%
🔴 CASH3 -4,84%
🔴 EMBR3 -4,66%

(Com Agência Estado e BDM Online)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?