Ibovespa se descola de NY e fecha positivo

business-g7a6862988_1920

O Ibovespa se descolou do movimento negativo das bolsas de Nova York e fechou em alta nesta terça-feira (02). O foco do mercado esteve nas tensões geopolíticas geradas em relação à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, que pressionou as bolsas do exterior. No Brasil, o índice foi sustentado pelo bom desempenho de papéis ligados a commodities, como Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5).

O mercado se prepara para a nova alta de juros a ser oficializada amanhã pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que deve ser de 0,5 ponto percentual. Para Romero de Oliveira, head de renda variável da Valor Investimentos, o impacto deve vir principalmente para empresas mais alavancadas, com dívidas mais altas, gerando impacto negativo sobre sua parte financeira.

O dólar fechou em forte alta, refletindo a cautela presente no mercado com a tensão geopolítica em relação à visita de Pelosi e em reação a declarações mais duras de membros do Fed a respeito da política monetária nos Estados Unidos. A presidente da distrital de São Francisco, Mary Daly, afirmou hoje que a inflação “ainda não esfriou”, levantando preocupações dos investidores, já que o país já se encontra em uma recessão técnica, e a manutenção de uma postura hawkish da instituição pode desacelerar ainda mais a atividade econômica.

📊 Ibovespa 103.361,70 pontos (+1,11%)
💰 Volume R$ 25,3 bilhões
💵 Dólar R$ 5,2792 (+1,94%)

O destaque positivo na sessão foi a Locaweb (LWSA3), que chegou a subir mais de 10% durante a tarde em meio a um otimismo em relação aos resultados da companhia no 2T22. Além disso, segundo Regis Chinchila, da Terra Investimentos, o ativo está bem descontado e atrai investidores focados em ações de crescimento.

Do lado negativo, Via (VIIA3) teve o maior recuo do dia. Victoria Minatto, analista de varejo da Benndorf Research, aponta que a reunião do Copom é a responsável pela volatilidade para os papéis do setor, antecipando o aumento de juros. Ativos como Magazine Luiza (MGLU3), Alpargatas (ALPA4) e GPA (PCAR3) também fecharam em queda, recuando 0,74%, 1,70% e 1,64%, respectivamente.

⬆️ Maiores Altas do Ibovespa

🟢 LWSA3 +8,72%
🟢 HAPV3 +5,23%
🟢 IRBR3 +3,65%

⬇️ Maiores Baixas do Ibovespa

🔴 VIIA3 -3,69%
🔴 CYRE3 -3,02%
🔴 EZTC3 -2,80%

(Com BDM Online e Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Quer saber como investir com rentabilidade
pós-superquarta?

Baixe o relatório gratuito com análises e recomendações exclusivas dos especialistas da Nomos

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?