Treasury Bonds: descubra o que são as notas do Tesouro americano, agora disponíveis na plataforma da XP

O futuro do aperto monetário nos EUA está em xeque agora, após a quebra de dois bancos americanos na última semana. Ainda assim, os títulos de renda fixa a curto prazo tiveram crescimento de rentabilidade significativo durante a guinada hawkish do Federal Reserve (Fed) iniciada no ano passado. 

As Treasury bonds – os títulos do Tesouro dos EUA – não são exclusivos ao investidor estrangeiro. A XP Investimentos disponibilizou em sua plataforma de investimento global as treasuries de curto prazo (6 meses, 12 meses, 2 anos e 5 anos) na semana passada. 

Além dos títulos de menor prazo, a corretora também dispõe de notas do Tesouro americano de maior prazo em sua plataforma. 

Mas o que são as treasuries, afinal? 

Treasuries são títulos de dívida do governo americano, emitidos pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. 

São considerados um dos investimentos de menor risco do mundo, muito por conta do fato de a economia americana ser a maior do mundo, e o próprio governo dar a garantia dos títulos de dívida.

Assim como no Brasil, com o Tesouro Direto, os títulos funcionam como forma de captação de recursos para auxiliar nas atividades públicas americanas, além de auxiliar no financiamento da dívida soberana do país.

Tipos de Treasury

Existem quatro variações dos títulos: 

Treasury Bills (T-Bills): são títulos de curto prazo, que podem variar entre um mês e um ano, com juros pagos no vencimento. 

Treasury Notes (T-Notes): títulos com vencimento que podem variar entre 1 ano e 10 anos. Têm pagamentos de juros semestrais e o prazo é identificado no nome do ativo, como por exemplo, 7 Year Note (tem vencimento em 7 anos).

Treasury Bonds (T-Bonds): os títulos de maior prazo, todos acima de 10 anos. Assim como as T-Notes, têm pagamentos de juros semestrais.

Treasury Inflation Protected Securities (TIPS): com o cenário nos EUA apontando para uma inflação persistente, títulos como a TIPS – são protegidos da inflação – ganham mais espaço. 

As TIPS cobrem o índice de preços ao consumidor (CPI) americano, funcionando de forma parecida com os títulos Tesouro IPCA+ no Brasil. Caso haja deflação, o título paga a inflação original ou a original ajustada, o que for maior. 

Sair da versão mobile