A “altseason” de cripto está chegando: por que os investidores deveriam se importar

altseason

DISCLAIMER: o texto a seguir trata apenas da opinião do autor e não necessariamente reflete a opinião institucional da Nomos Investimentos ou do TradeNews.

Eu frequentemente comparo a trajetória de crescimento do mercado de cripto com o caminho de adoção da internet. Na semana passada, em reuniões com clientes na Alemanha e na Suíça, fui lembrado do porquê essa perspectiva é importante especificamente para investidores de ETFs.

Embora o tom geral em relação aos criptoativos tenha mudado dramaticamente para uma direção positiva, ainda existem perguntas sobre os benefícios de investir na classe de ativos de forma ampla versus apenas obter exposição a um único ativo.

A analogia entre cripto/internet ajuda a responder essa questão a longo prazo, o que é importante, mas e a curto prazo? Há evidências atuais que suportam o caso para um investimento amplo em um índice cripto em vez de apenas ganhar exposição ao Bitcoin?

Nossa equipe acredita que a resposta é inequivocamente sim.

A próxima “altseason“, termo usado para descrever o desempenho superior dos criptoativos excluindo o Bitcoin, ajudará a preparar o cenário para o caso de investimento de longo prazo em cripto. Vamos olhar para os cinco sinais de curto prazo que têm ganhado mais força este ano.

Altseason no horizonte

Os criptoativos geralmente seguem um ciclo de quatro anos: uma fase de alta (~12 meses), um mercado de baixa significativo (~12 meses) e uma fase de recuperação de dois anos. As fases de recuperação dos ciclos de mercado cripto frequentemente coincidem com a “altseason“, onde as altcoins (tudo exceto Bitcoin) experimentam aumentos significativos de preço.

Este ano, o cronograma coincide com as eleições dos EUA e possíveis cortes de taxa do Federal Reserve (tudo no quarto trimestre), possivelmente alimentando um movimento parabólico no mercado de cripto.

Fases de alta de mercado das altcoins. [Fonte: Pesquisa Hashdex com dados da Messari (de 1 de janeiro de 2017 a 22 de fevereiro de 2024). As performances correspondem às variações anuais das capitalizações de mercado. As altcoins compreendem a capitalização de mercado combinada dos 1.500 principais tokens indexados pela Messari após a remoção do bitcoin, ether e das maiores stablecoins em cripto. *2024 está apenas em dois meses. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros.]

Vento favorável macroeconômico

O aumento global da liquidez monetária apresenta um cenário altamente positivo para ativos de risco, incluindo criptoativos. O mercado, segundo a plataforma de monitoramento CME Group, antecipa que o Federal Reserve iniciará cortes de taxa até o Q4, alimentando ainda mais esse momento.

Esse ambiente favorece estratégias de risco, podendo levar a ganhos significativos em criptoativos além do Bitcoin, especialmente aqueles em contratos inteligentes, soluções de Camada 2 e aplicativos descentralizados, pois tendem a ter um beta mais alto em comparação ao BTC, que tem agido tanto como um ativo de risco quanto de proteção.

Eleição nos EUA

A próxima eleição nos EUA está impulsionando uma mudança crucial na paisagem regulatória. Reconhecendo a crescente influência política dos eleitores investidores de cripto, ambos os principais partidos estão ajustando suas posturas.

O reconhecimento do ex-presidente Trump aos eleitores que apoiam a cripto e algumas ações recentes dos democratas, incluindo o avanço dos ETFs de Ether, uma votação bipartidária para revogar a onerosa regra SAB 121 e o apoio de ambos os partidos à legislação abrangente de infraestrutura de ativos digitais, apontam para uma paisagem regulatória mais favorável para cripto em 2025, independentemente do resultado da eleição.

E, com a regulamentação MiCA da Europa prestes a entrar em vigor, o ambiente de políticas públicas globais está se aproximando de maior clareza.

Inundação institucional

O recente progresso dos ETFs de cripto nos EUA marca um momento crucial, abrindo as portas para o vasto mercado de gestão de patrimônios (estimado em U$ 50 trilhões apenas nos EUA). Essa tendência está em seus estágios iniciais, com a maior demanda vindo de investidores de varejo e mais orientados para o curto prazo.

Plataformas e assessores ainda estão descobrindo como integrar esses produtos em seus sistemas e investidores institucionais estão cuidadosamente considerando suas opções. Há especulação de que as maiores corretoras nos EUA permitirão ETFs de Bitcoin em suas plataformas muito em breve, e fundos de pensão e RIAs estão começando a explorar e adotar investimentos em cripto.

A entrada de capital institucional está posicionada para impactar significativamente o mercado de cripto nos próximos anos e isso pode acontecer mais rápido do que muitos esperam.

Tempo cíclico

A psicologia do investidor desempenha um papel crucial nos ciclos de mercado, e com cripto não é diferente. Se usarmos o Bitcoin como um proxy para o comportamento de preço no mercado de cripto, nos ciclos passados, comprar perto da fase atual do ciclo (60 a 90 dias após cada halving do Bitcoin) resultou em um potencial de alta substancialmente maior do que se um investidor comprasse BTC após esse período.

Talvez mais importante, comprar durante essa janela também protegeu os investidores de perdas, mesmo que eles vendessem o BTC no ponto mais baixo do ciclo. O halving mais recente — o quarto do Bitcoin — ocorreu em 19 de abril, então essa janela de 30 dias acaba de se abrir.

Desempenho do Bitcoin na janela de 60 a 90 dias após o halving.

A importância de uma entrada estratégica

Os ETPs/ETFs de índice cripto estão no coração da missão da Hashdex porque acreditamos que obter acesso a criptomoedas por meio de uma estrutura regulada e familiar permitirá que mais investidores se beneficiem das promessas dessa classe de ativos.

A história nos mostra que investidores em um benchmark de grau institucional se beneficiam ao ter exposição aos vencedores de longo prazo em uma classe de ativos, e a diversificação dentro de uma classe de ativos é uma estratégia de investimento testada pelo tempo. Por exemplo, se você olhar para as 10 maiores ações do Nasdaq 100 em 1999, apenas a Microsoft ainda permanece 25 anos depois.

As criptomoedas evoluirão de forma semelhante, e os ativos dominantes mudarão ao longo do tempo. Assim como havia muitas maneiras de se beneficiar do investimento em empresas de internet duas décadas atrás (por exemplo, email, navegadores, comércio eletrônico, etc.), há muitas maneiras de os investidores em cripto se beneficiarem ao diversificar sua exposição a essa tecnologia (por exemplo, pagamentos, aplicativos descentralizados, jogos, etc.).

Nosso compromisso com o investimento em índices neste espaço é o motivo pelo qual recentemente decidimos isentar as taxas para o Hashdex Nasdaq Crypto Index Europe ETP até que ele atinja US$1 bilhão. Acreditamos fortemente que um benchmark cripto como o Nasdaq Crypto Index está bem posicionado para superar qualquer ativo único à medida que o ciclo passa de recuperação para mercado de alta, especialmente dado o atual consolidamento de preços que está criando um ponto de entrada atraente para uma alocação estratégica de longo prazo.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?