Medir rentabilidade e retorno de um investimento pode soar subjetivo demais em um primeiro momento. Para resolver a questão e tornar comparáveis os mais diversos tipos de investimento – no aspecto do que oferecem o investidor – o mercado financeiro cunhou os termos high yield, high grade e high quality.
Antes de qualquer coisa é preciso avaliar qual o próprio perfil de investidor e escolher os tipos de investimentos que mais se adequam às necessidades e objetivos. Lembrando que toda e qualquer decisão de investimento envolve riscos.
O que significa high yield?
High yield é uma expressão utilizada para designar investimentos com alto rendimento, geralmente acima da média do mercado. No entanto, esses investimentos também são considerados de alto risco, afinal, a possibilidade de perdas também é maior.
Em geral, os investimentos de alto rendimento são compostos por ativos como ações de empresas com alto potencial de valorização, títulos de dívida de empresas em situação financeira delicada ou fundos imobiliários com alto potencial de retorno.
Por conta do risco envolvido, é necessário estar informado sobre o mercado e ter uma estratégia de investimento bem definida antes de optar por investimentos high yield.
O que é high grade?
High grade é um termo utilizado para descrever investimentos de baixo risco e alta qualidade. Esse tipo de investimento é considerado seguro pelos agentes financeiros, porque oferece uma taxa de retorno menor em comparação a investimentos de maior risco, como os high yield.
Os investimentos high grade são compostos por ativos como títulos públicos de países com rating elevado, títulos de dívida de empresas com boa saúde financeira e ações de empresas bem estabelecidas e com histórico sólido de desempenho.
Por conta do baixo risco, esses investimentos são recomendados para perfis conservadores e para quem busca segurança e estabilidade em suas aplicações financeiras.
Entenda o conceito de high quality investment
Por fim, high quality investment, ou investimento de alta qualidade, é utilizado para descrever investimentos de maior segurança e estabilidade. São ativos compostos por empresas ou empreendimentos de destaque em seus segmentos de atuação e boa reputação no mercado.
Esse tipo de investimento geralmente oferece uma taxa de retorno estável e consistente ao longo do tempo, o que os torna atraentes para investidores que buscam equilíbrio entre retorno e risco.
Alguns exemplos de investimentos de alta qualidade são ações de empresas consolidadas, títulos públicos de países com economias sólidas e fundos imobiliários de imóveis bem localizados e valorizados.
Conheça as características específicas de cada título
Normalmente, os títulos high yield são emitidos por empresas menores, que precisam de capitalização rapidamente no mercado, ou por empresas consolidadas, mas com um alto patamar de endividamento, o que aumenta o risco de crédito.
Para caracterizar um título como high yield, o mercado observa a sua nota de risco de crédito, também chamada rating. Elas são oferecidas em uma escala de menor para maior qualidade de crédito por agências independentes, como Moody’s, Fitch e Standard & Poor’s.
A avaliação dessas agências ainda considera o desempenho operacional, endividamento, histórico de inadimplência, alavancagem, índices de liquidez e localização.
Os tipos desse investimento são ações, CDBs de bancos menores, LCI e LCA, debêntures, fundos de renda fixa, fundos imobiliários de papel, entre outros.
Já os high grade, ao contrário dos investimentos high yield, são emitidos por empresas com alto nível de capitalização, companhias consolidadas, com endividamento controlado e melhor histórico de inadimplência.
Seguindo basicamente os mesmos produtos, os tipos de investimentos dessa classe são ações, CDBs de grandes bancos, LCI e LCA (com menor risco de crédito), fundos de renda fixa e multimercados, fundos imobiliários de papel, entre outros.
Quanto aos chamados high quality investments, nesse caso, o conceito não se refere à nota de rating do investimento em si, mas sobre seus aspectos gerais.
O intuito principal é construir um portfólio de aplicações de alta qualidade que tenham potencial para um bom desempenho em todas as condições de mercado.